Realizada na última segunda-feira (18/05), pela manhã, no auditório da Fábrica Cultura, nesta cidade, a VII Audiência Pública de Combate à Exploração e Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes e Prevenção de Acidentes, em mais uma promoção do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Secretaria da Educação e Conselho Tutelar, com apoio total da Prefeitura Municipal de Cariré-CE. Ressalte-se que o abuso e a violência contra crianças e adolescentes é um crime que muitas vezes ocorre dentro de casa ou de forma clandestina. As faltas de informações somadas à dificuldade de identificação impedem a denúncia. Com o intuito de de prevenir esse tipo de violência, é que o CMDCA, as Secretarias acima mencionadas e o Conselho Tutelar de Cariré, reuniram a comunidade para discutir as melhores formas de prevenir esta violação que tanto atinge a vida de nossas crianças e adolescentes.
Crianças e adolescentes das escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino compareceram ao evento, acompanhados dos diretores/coordenadores das respectivas escolas, professores, pais e mães de alunos, além de representantes de órgãos municipais e da defesa civil que lidam diretamente com os direitos das crianças e dos adolescentes no Município de Cariré-CE.
Por ocasião da abertura dos trabalhos foi formada a Mesa de Honra do Cerimonial, à frente a primeira dama e secretária da Educação de Cariré, Virgina Sousa Aguiar; a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Mirna Moraes de Aguiar; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Francisco Douglas Farias; a aluna Irismar Alves Oliveira, aluna do 9º Ano da Escola José Patrocínio Braga, autora do desenho da campanha de 2015; a conselheira tutelar Antônia de Maria Costa Vieira, além do vereador Ozir Moreira Alves, representando a Câmara Municipal de Cariré.
Primeira dama e secretária da Educação de Cariré, Virgina Sousa Aguiar. |
Conselheira tutelar Antônia Costa Vieira. |
Secretária da STDS de Cariré, Mirna Moraes de Aguiar. |
Presidente do CMDCA de Cariré, Francisco Douglas de Sousa Farias
Após a formação da mesa do cerimonial, aconteceram os pronunciamentos da conselheira tutelar Antônia Costa Vieira; da secretária da STDS, Mirna Moraes de Aguiar; do presidente do CMDCA, Douglas de Sousa Farias, e da primeira dama e secretária da Educação de Cariré, Virgina Souza Aguiar, quando todos falaram sobre a importância da audiência pública, a necessidade de se proteger nossas crianças e adolescentes contra toda e qualquer forma de violência, denunciando e punindo todos os agressores.
Após desfeita a mesa foi realizada uma belíssima peça teatral criada pelo professor e teatrólogo Pedro Farias, a qual foi encenada pelos alunos da Escola Lucas Rodrigues de Brito, do distrito de Altos dos Honório, e que emocionou a plenária da audiência pública.
Logo em seguida aconteceu a palestra central que foi proferida pelo promotor de Justiça da Comarca de Cariré, Dr.André Luís Tabosa, que versou sobre os direitos das crianças e dos adolescentes e as formas de violências cometidas contra os mesmos e as medidas cabíveis de punições para os agressores.
CONFIRA TODAS AS FOTOS DA AUDIÊNCIA PÚBLICA, CLICANDO NO LINK ABAIXO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário