FOTOS/DIVULGAÇÃO: Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Secretaria da Saúde de Cariré (CE)
Cães com Leishmaniose Visceral (Calazar), com ou sem sinais clínicos, transmitem o parasita para os insetos vetores. Desta forma o diagnóstico clínico, por si só, não é suficiente, sendo necessário a realização de exames laboratoriais. Os métodos diagnósticos sorológicos atualmente recomendados pelo Programa de Controle da Leishmaniose Visceral Canina (LVC) são o teste rápido imunogromatográfico (DPP®) como triagem e o ELISA como confirmatório. Estes estão sendo implantados gradativamente nos municípios.
FOTOS/DIVULGAÇÃO: Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Secretaria da Saúde de Cariré (CE)
O município de Cariré irá implantar tais testes, desta forma, a primeira fase consistiu no treinamento da equipe de Endemias para a utilização do TESTE RÁPIDO DPP® LVC, que aconteceu no dia 13 de agosto de 2013, de 8:00 as 13:00 horas, no Auditório da Fábrica de Cultura, onde foi abordado uma revisão teórica sobre a Leishmaniose Visceral, noções teóricas sobre o Teste Rápido DPP® e uma abordagem sobre o fluxo diagnóstico e boletim técnico; e de 14:00 as 17:00 horas foi realizada uma prática a campo.
SERVIDORES PARTICIPAM DE TREINAMENTO EM SOBRAL
No dia 19 de agosto de 2013, quatro servidores das Endemia realizaram treinamento no Centro de Controle de Zoonoses de Sobral, onde foi abordado: contenção do animal, coleta de sangue venoso e preparação das amostras para envio ao laboratório a fim de realizar teste confirmatório dos animais reagentes ao TESTE RÁPIDO DPP® LVC.
AUTORA DO ARTIGO:
Jaliana Holanda Nascimento dos Santos - médica veterinária do Setor de Epidemiologia da Secretaria da Saúde de Cariré (CE).
FOTO/ARQUIVO: Cariré em Revista
Nenhum comentário:
Postar um comentário