A mobilização para doações de sangue chegou às redes sociais e está marcada para este sábado, 1º de fevereiro, às 9 horas, o Rolezinho do Hemoce, por iniciativa da estudante de psicologia Lorena Villanueva, que pretende conseguir mil doações para o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará. Cerca de 500 pessoas já confirmaram participação. Desde o final de 2013 o Hemoce realiza campanhas para garantir a reposição dos estoques durante o período de férias, período em que diminuem as doações e aumenta a demanda por hemoderivados. O Hemoce precisa de doações de todos os tipos de sangue e, com mais urgência, dos tipos A, B e O, positivos e negativos. Para a campanha de doações no período de férias, o Hemoce recebeu o cantor Marcos Lessa e o Circo Moscow, e já prepara a campanha de coleta para o carnaval.
O Hemoce precisa receber diariamente 250 doações para que o estoque se mantenha em um nível ideal. A hemorrede é responsável pelo atendimento de mais de 8 milhões de pessoas distribuídas nos 184 municípios, através de 307 hospitais e 10 clínicas de hemodiálise, alcançando a marca de 120 mil transfusões por ano. As doações podem ser feitas por todo o estado. A hemorrede é composta de cinco hemocentros (Fortaleza, Crato, Iguatu, Sobral, Quixadá) e um hemonúcleo em Juazeiro do Norte. Em Fortaleza, além da sede, o Hemoce possui um posto de coleta do IJF.
CONTINUE LENDO...
Para captar doadores, o Hemoce mantém uma rotina de sensibilização de potenciais doadores, com a realização de palestras em empresas, universidades, igrejas, entre outras instituições, e desenvolve o programa "Doadores do Futuro", em escolas públicas e particulares, para esclarecer crianças e adolescentes sobre a doação de sangue. A Caravana da Solidariedade é outra estratégia para garantir as doações necessárias. Uma unidade móvel do Hemoce transporta grupos de pessoas interessadas em fazer doações até a sede do hemocentro para a realização da coleta. A Caravana da Solidariedade pode ser agendada pelo telefone 3101.2300 por grupos de amigos, colegas de trabalho, igrejas, faculdades e outras instituições. O Hemoce também mantém um calendário de coletas externas em espaços públicos, mas que também podem ser agendadas por shoppings, bancos, igrejas, clubes etc. As parcerias têm sido fundamentais para a manutenção dos estoques do Hemoce.
Para doar sangue, é necessário estar saudável e bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos e possuir mais de 50 kg. Os menores de idade, porém, só podem doar com o consentimento do responsável legal. O termo de consentimento, disponível em toda a hemorrede estadual e no site www.hemoce.ce.gov.br, deve ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, e anexada uma cópia de documento oficial com foto do representante legal.
Medula óssea
Desde o ano 2000 o Hemoce é responsável pelo cadastro de possíveis doadores de medula óssea no Ceará. Atualmente, a Hemorrede estadual possui cerca de 120 mil pessoas cadastradas no Registro Nacional de doadores de Medula óssea (Redome). Somente este ano, já foram cadastrados 290 possíveis doadores de medula óssea.